Informativo nº 01-01- de 17-01-2020 Deliberações da Assembleia Ordinária dia 14-01-2020, conforme convocatória da AFINPI.




Informativo nº 01-01- de 17-01-2020 
Deliberações da Assembleia Ordinária dia 14-01-2020,
 conforme convocatória da AFINPI.

 

Os servidores reunidos, em atendimento a convocatória da AFINPI, na sala de treinamento no 14 andar da Marink Veiga nº 9, pauta: apresentação das atas do conselho fiscal e aprovação das contas da AFINPI de julho a dezembro de 2018; e de janeiro a novembro de 2019 e posse da nova diretoria da AFINPI

O presidente da AFINPI – senhor Saulo Carvalho passou a condução da Assembleia para o diretor financeiro Bernardo Mosquera que ao distribuir os balancetes, foi observado pelos servidores que as cópias dos balancetes que estavam sendo distribuídos não eram efetivamente dos balancetes de julho a dezembro de 2018, sendo observado o fato e corrigido. Tendo sido solicitado para a vice-presidente Adriana Pedrosa as cópias dos balancetes de julho a dezembro de 2018, junto com os balancetes foram apresentadas as atas dos conselheiros fiscais que aprovaram as contas com determinadas ressalvas e aceitação de um relatório de justificativas de que os gastos de viagem a Brasília até setembro de 2019, apresentado pelo presidente da AFINPI - Saulo, teria sido menor que os balancetes dos anos 2014 a 2018.
 

Depois de algumas considerações e questionamentos das contas, foi feita a votação de aprovação ou não das referidas contas, tendo sido aprovada por 7 votos a favor , 13 abstenções, com a justificativa de que não havia condições de votar sem antes verificar os demonstrativos e 4 sem manifestação de abstenção.
 

Em seguinte passou-se para aprovação das contas do período de janeiro a novembro de 2019, neste momento, o diretor financeiro informou que por duas assembleias anteriores as contas foram postergadas, sendo uma assembleia por questionamento da falta de informação e divulgação prévias dos balancetes e outra por questionamentos de lançamentos em contas erradas, inclusive lançamento de um seguro do Banco do Brasil lançado em uma conta Santander.   Informou-se que este era um erro simples, além disto, foi colocado que não havia nenhum comprovante de pagamento de despesas que foram ressarcidos ao Presidente Saulo. Ressarcimentos pagos em julho de viagem em janeiro e fevereiro de 2019, ressarcimentos em agosto; setembro e outubro, de despesas de viagem a Brasília pagas com o cartão de crédito pessoal. Foi informado pelo diretor Bernardo que os comprovantes e as devidas correções dos balancetes tinham sido disponibilizados no dia anterior no site da AFINPI, inclusive a questão do seguro banco do Brasil e se alguém teria alguma coisa acrescentar. 
 

Neste momento, a servidora Laudicea levantou alguns equívocos de lançamentos em contas nos meses de julho, agosto, setembro e outubro como, por exemplo, no mês de julho havia pagamento de advogado em conta telefônica. Diante de tal situação o servidor Francisco do Amaral fez a seguinte proposta: "que não era momento de aprovar as contas de forma precipitada tendo em vista que foram detectadas dúvidas em relação às mesmas e o correto seria adiar e analisar de forma apurada os problemas"
 

O Bernardo Mosquera fez uma contra-proposta de votação de aprovação ou não, foi solicitado que o Mosquera repensasse sua proposta e que fosse retirada a mesma, o que foi aceito e colocado em votação a proposta do Francisco com 19 votos de aprovação e 6 abstenções.
 

Em seguida, o Bernardo Mosquera empossou a nova diretoria da AFINPI entregando as chaves para a Presidente da AFINPI - Laudicea Andrade que empossou o novo Conselho Fiscal.
 

Todos os documentos contábeis da Associação dos Funcionários do INPI podem e devem ser acessados  http://www.afinpi.org.br/acervos


 

 

A NOVA DIRETORIA DA AFINPI
DE PORTAS ABERTAS PARA OS SERVIDORES DO INPI