AFINPI cobra da Administração do INPI maiores informações sobre pane no sistema computacional do Instituto

Rio de Janeiro, 23 de setembro de 2020
C/AFINPI Nº 27/20

Ilmo Sr.
Cláudio Vilar Furtado
M.D. Presidente do INPI


Senhor Presidente,


A representação dos Servidores - AFINPI foi procurada por diversos servidores preocupados com a interrupção do funcionamento dos sistemas do INPI, que ocorre desde o dia 16/09/2020.
 

No dia de hoje, 23 de setembro 2020, o INPI divulga suscintamente na página do órgão que "Informamos que o INPI vem aplicando todo seu esforço desde o dia 16 de setembro para restabelecer os serviços eletrônicos. Os problemas técnicos apresentados decorreram de falhas nos equipamentos que geraram congestionamento no ambiente computacional.
Esclarecemos que não houve qualquer tipo de invasão ao datacenter do INPI, que está instalado em ambiente de alta segurança desde julho de 2019. 
Diversas equipes estão atuando ininterruptamente, em conjunto com os profissionais de Tecnologia da Informação do Instituto, visando equacionar o problema.
Prevemos restabelecer os serviços gradualmente no decorrer do dia 22 de setembro. Haverá devolução de prazos relativa ao período.
Lamentamos o ocorrido e estamos envidando todos os esforços em medidas para solução e futura prevenção"

 

Tais informações sobre o ocorrido não nos fornecem a necessária segurança, deixando os servidores com muitas preocupações em relação aos trabalhos por eles já disponibilizados em todo o sistema do INPI, bem como sobre a produção, seriamente prejudicada por tal interrupção.  As informações divulgadas no site do INPI nos parecem muito vagas tendo em vista a gravidade do fato, bem como das consequências que poderão afetar os usuários e servidores. 
 

Embora o INPI garanta aos usuários a devolução de prazo, as medidas em relação à produção dos servidores não são mencionadas nem no site, nem por meio de comunicado interno aos servidores.
 

Diante disso, vimos solicitar da Administração informações detalhadas sobre o episódio, suas causas, consequências e medidas adotadas para sanar o problema e impedir que tal fato gravíssimo venha a se repetir.


Atenciosamente,
Original assinado
_____________________
Laudicea da Silva Andrade
Presidente da AFINPI

 

 

Visite o site: www.afinpi.org.br
 

AFINPI : Rua Miguel Couto, 131, Sl. 801, Centro – Rio de janeiro: Tel. (21) 2253-5129 – afinpi@afinpi.org.br www.afinpi.org.br