Denúncia de Desrespeito para com os Servidores da C&T.

Denúncia de Desrespeito para com os Servidores da C&T.

 

Desde o final de agosto de 2020, este FÓRUM tenta agendar reunião com o secretário executivo do MCTI, sem retorno.

Novamente solicitamos no início de setembro, e a solicitação não foi respondida, e a seguir  buscamos apoio e interseção do deputado Federal Eduardo Barbosa do PSDB de Minas, que nos atendeu prontamente e iniciou a intermediação da reunião. Esta foi agendada e cancelada pelo secretário anterior, Júlio Semeguinni, (substituído em 23 de outubro pelo brigadeiro Leônidas).

À seguir enviamos nova solicitação, através do Deputado, em 13 de outubro.

A SEXEC do MCTI solicitou a pauta e participantes, o que fizemos imediatamente. Dias depois marcaram para primeira quinzena de novembro e cancelaram informaram poderia ocorrer na segunda quinzena de novembro. Nos preparamos para tal, mas foi novamente cancelada pelo novo secretário executivo do MCTI.

Nova tentativa do deputado e a reunião então poderia acontecer em 04 de dezembro, porém foi mais uma vez adiada. Foi transferida para 11 de dezembro, conforme o gabinete do deputado Eduardo Barbosa nos informou.

E, sem mais nos surpreendermos (pode chatear, pode frustrar, mas surpreender, não mais), foi cancelada esta última do ano, mostrando o desrespeito e a falta de consideração que o MCTI tem atualmente pelos servidores das carreiras de C&T.

Cabe lembrar também que vários ofícios que este FÓRUM enviou ao MCTI SEXEC e secretaria adjunta, não foram nem respondidos, ofícios estes constando de pontos importantes para as instituições de C&T do ministério e seus servidores.

Convém salientar que as pautas das solicitações de reunião com o MCTI tão somente buscavam discutir questões:

- Sobre a volta ao trabalho presencial em tempos de pandemia.

- Sobre a Instrução Normativa 28, que trata de adicionais laborais nas unidades de pesquisa e órgãos do MCTI.

- Sobre os Comitês de busca nas UP's.

- Sobre criação de um grupo de trabalho sob o comando do MCTI, com a participação de especialistas na área de saúde pública e com a participação de representantes dos servidores para avaliarem todas as instalações deste ministério e a partir daí, estabelecerem protocolos para que garanta a proteção da saúde de todos os colaboradores do ministério. (diversas vezes solicitado por ofícios).

- Sobre os estudos, visitas e análises  que estariam sendo feitos pela CGEE sobre as UP's e suas transformações (desmonte).

- Sobre a questão do trabalho presencial e teletrabalho, (solicitada em 10 10 2020).

Observando que são solicitações de reunião não atendidas e ofícios quase nunca respondidos e, se respondidos, secamente negados os pleitos ou sugestões, talvez por acharem, na cúpula do MCTI, dotados de sabedoria suficiente para salvar a C&T, esquecendo  e desrespeitando daqueles que fazem e gestam a C&T no Brasil.

(Cabe lembrar que hoje no MCTI tem, instalados em sua estrutura , mais de 22 militares, coronéis e brigadeiro, numa militarização imensa da estrutura do MCTI, o que parece, mudou a maneira de ver, sem entender , o que é C&T e quem faz a ciência, pesquisa, desenvolvimento tecnológico, inovação e gestão no pais). Quanto ao desprezo que o MCTI tem demonstrado atualmente ao servidor da C&T e às instituições, não nos esmorece e continuamos buscando nossos objetivos.

O FÓRUM de C&T fará novo ofício solicitando reunião. Temos que lutar e buscar pelos interesses dos servidores e de nossas instituições de C&T.

 

FORUM NACIONAL DAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DOS SERVIDORES DAS CARREIRAS DE C&T