Carta AFINPI nº 67/2024
Rio de Janeiro, 2 de setembro de 2024
Á Administradora de Benefícios IBBCA
A/C Sr. Cláudio Jorge Povoa Santos – Presidente da Administradora IBBCA
C/c Sr. Sergio Ballerini – Presidente do Asmetro-SI
Ref.: contrato 15153
Prezados Senhores
A Associação dos servidores do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – AFINPI, na qualidade de representante dos servidores do INPI, que são usuários do referido contrato de plano de saúde, diante do recebimento de correspondência de 18 de julho, enviada por essa Administradora, em resposta à nossa carta (Nº46/2024, de 02/07) vem, por meio dessa, relatar e solicitar o seguinte, conforme o abaixo exposto:
A referida correspondência dessa Administradora nada esclarece sobre o absurdo índice do reajuste de 26,24 % do plano de saúde, limitando-se a recomendar que esta associação trate o assunto diretamente com a ASMETRO, a qual teria participado ativamente da discussão do reajuste deste ano.
Assim, solicita-se que essa Administradora esclareça aos usuários e clientes do plano de saúde quais seriam as suas responsabilidades e deveres em relação ao referido contrato de plano de saúde.
Neste sentido, lamenta-se a falta de transparência dessa Administradora sobre as questões relacionadas ao referido plano de saúde, o que contraria o discurso de transparência proferido pelos seus representantes, quando da exposição do Plano de Saúde para a adesão dos servidores do INPI, exposição esta realizada no início do ano de 2011, no auditório do edifício "A Noite" na Praça Mauá, sede, à época, do INPI.
Outrossim, esclarecemos que esta associação – AFINPI é a representante legítima dos seus associados servidores do INPI segurados do referido contrato, conforme a legislação vigente e seu estatuto averbado em cartório.
Atenciosamente,
Original assinado
_____________________
Vânia Gouvêa Geraidine
Presidente da AFINPI
AFINPI – Rua Uruguaiana 39, Salas 809/810 - Centro, Rio de Janeiro – CEP: 20050-093 Tel.: (21) 2253-5129
Carta AFINPI nº 66/2024
Rio de Janeiro, 2 de setembro de 2024
Ao Sr Sérgio Ballerine – Presidente da ASMETRO
C/c Sr. Cláudio Povoa – Presidente do IBBCA/Administradora de Benefícios
Ref.: contrato 15153
Prezado Senhor
Diante de informações relatadas em correspondência (em anexo) de 18 de julho enviada pela Administradora IBBCA a esta associação - AFINPI, viemos, através desta, atendendo recomendação dessa Administradora, solicitar os seguintes esclarecimentos, a seguir discriminados.
Inicialmente, esclarecemos que a referida correspondência da IBBCA relata que a "ASMETRO... participou ativamente da discussão de reajuste (26,24%) deste ano, Inclusive sendo parte de reunião com a operadora (UNIMED) FERJ".
Assim sendo, solicitam-se os seguintes esclarecimentos:
- Quando teria sido realizada a referida reunião com a operadora UNIMED-FERJ, para tratar do reajuste (26,24%) deste ano?
- Quais foram as entidades participantes dessa reunião? O INPI teria sido convidado a participar dessa reunião?
- Porque os usuários e clientes do plano, inclusive servidores do INPI, não foram informados sobre a referida reunião?
- Por que não houve reunião do Grupo Gestor do plano para discussão do reajuste deste ano?
Quais teriam sido os argumentos da operadora UNIMED FERJ para decidir pelo absurdo índice de 26,24%? A UNIMED FERJ teria disponibilizado a memória de cálculo em relação a eventual sinistralidade apontada?
- A operadora UNIMED FERJ teria respondido e esclarecido sobre as diversas reclamações de usuários do plano quanto aos constantes descredenciamentos de hospitais, clínicas, laboratórios, e médicos?
A AFINPI solicita ainda a sua inclusão nas tratativas com as operadoras de planos de saúde que tenham servidores do INPI como segurados.
Atenciosamente,
Original assinado
_____________________
Vânia Gouvêa Geraidine
Presidente da AFINPI
AFINPI – Rua Uruguaiana 39, Salas 809/810 - Centro, Rio de Janeiro – CEP: 20050-093 Tel.: (21) 2253-5129