Justiça determina obras de recuperação no Edifício A Noite

Publicado por: Redação
Em: 28/09/2018 - 13:25

A pedido do Ministério Público Federal, União, INPI e EBC foram condenadas a restaurar as quatro fachadas do prédio da Praça Mauá A Justiça Federal condenou a União, o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e a EBC (Empresa Brasil de Comunicação) a recuperar e restaurar as fachadas do Edifício A Noite, prédio histórico localizado na Praça Mauá, no Centro do Rio de Janeiro. A decisão foi tomada a partir de uma ação do MPF (Ministério Público Federal), movida em setembro de 2016.
 
A Justiça determinou a reparação, a recuperação ou a substituição dos elementos estruturais de concreto armado deteriorados, comprometidos, em ruínas ou estado crítico. Os três têm 90 dias para realizar uma vistoria e apresentar um plano de ação, com prazos definidos para todas as etapas do processo, inclusive de contratação e execução das obras.
A reforma precisa ser acompanhada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e pelos demais órgãos de fiscalização estadual e municipal. 
 
Após uma vistoria realizada em maio de 2016, o MPF concluiu que o estado do prédio era crítico, embora a estrutura não estivesse comprometida. Na época, foram identificados problemas na fachada do prédio, a deterioração de algumas estruturas, riscos no sistema de segurança contra incêndio e pânico e no sistema de energia elétrica.
 
O Edifício A Noite foi projetado pelos arquitetos Joseph Gire e Elisário da Cunha em estilo art déco. Inaugurado em 1929, foi a maior construção estruturada em concreto armado na época e, durante alguns anos, foi o prédio mais alto da América do Sul. É tombado pelo patrimônio histórico pelo município do Rio e pela União. Já abrigou o jornal vespertino "A Noite" (até 1937), a Rádio Nacional (até 2012) e o INPI (da década de 60 até 2006).