INFORMATIVO AFINPI Nº20/22 de 24/08/2022 *FONASEFE EMITE NOTA SOBRE ENCONTRO COM MINISTÉRIO DA ECONOMIA*

INFORMATIVO AFINPI Nº20/22 de 24/08/2022

*FONASEFE EMITE NOTA SOBRE ENCONTRO COM MINISTÉRIO DA ECONOMIA*

 

O Fórum das Entidades Nacionais dos servidores Públicos recebe devolutiva sobre rea-juste salarial


AFINPI divulga, na íntegra, nota do FONASEFE sobre encontro com representantes do Ministério da Economia.

 Veja abaixo:

*"NOTA FONASEFE*

Ontem, 23/08/22, o FONASEFE esteve reunido no Ministério da Economia para receber a devolutiva do governo sobre o REAJUSTE SALARIAL das Servidoras e Servidores em 2023.
Numa fala inicial, os representantes do governo Bolsonaro, os srs. José Borges de Carvalho Filho, Coordenador Geral de Negociação Sindical no Serviço Público, e Cleber Izzo,  Diretor do Departamento de Relações do Trabalho no Serviço Público, tentaram nos convencer que o debate sobre o valor a ser consolidado na LOA 2023 para o reajuste salarial estava em discussão e que não poderia adiantar mais nada sobre o reajuste dos servidores e servidoras, mesmo faltando apenas 7 (sete) dias para encerrar o prazo do governo encaminhar a LOA 2023 ao Congresso Nacional.

Esta forma operante do governo Bolsonaro atuar, sem negociar de fato ou mesmo comunicar suas propostas com os servidores e servidoras, mostra o total desrespeito desse governo com as entidades sindicais representativas dos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público.
Deixamos claro que não acreditamos nos representantes do governo, pois é impossível a 7 (se-te) dias do encerramento do prazo para o governo entregar a LOA 2023 ao Congresso Nacio-nal, o governo não tenha uma proposta, mesmo que esteja em construção para anunciar. O fato é que o governo prefere falar pela grande imprensa, desrespeitando as representações sindicais e não cumprindo seu dever de Estado e negociar com as representações das categorias de servidores e servidoras.

Foram 04 (quatro) anos de tentativa frustrada de negociação com o governo, que nunca res-pondeu às nossas reivindicações. Neste ano, protocolamos três vezes a nossa pauta salarial emergencial no Ministério da Economia, em 18 de janeiro, 18 de fevereiro e 17 de março, e se-quer os representantes do governo demonstram conhecimento da pauta.

Deixamos nosso registro de que não deixaremos de lutar em defesa do serviço público e dos servidores e servidoras.  Para isso estaremos, a partir do dia 01 de setembro atuando fortemen-te junto aos parlamentares para que nosso reajuste salarial seja garantido na LOA 2023.
Somos entidades sindicais, portanto nunca nos omitiremos em negociar os interesses das nos-sas categorias seja qual for o governo. Por isso insistimos para ser recibos por este governo e que fosse aberta uma mesa de negociação de fato.

Agora nos resta denunciar o papel que esse governo cumpriu ao longo dos quatro anos, destruindo o serviço público, congelando salários por todo o seu mandato, enquanto que a inflação bateu recorde no século em um só governo, com a possibilidade de termos de 30 a 32% de inflação do período do governo Bolsonaro.

Nossa tarefa em defesa do serviço público e dos servidores e servidoras passa pela derrota desse governo, que não negociou com as categorias de servidores e servidoras públicos, não apresentou nenhuma proposta de reajuste salarial e desrespeita as entidades dos servidores e servidoras públicos.

Portanto, é preciso que os/as servidores/servidoras fortaleçam a nossa luta, divulgando amplamente o Ato Virtual Nacional em defesa dos serviços públicos e dos servidores e servidoras que acontecerá amanhã, 24.08, às 19:00, transmitido via facebook e YouTube do Fonasefe. 

Precisamos mostrar ao governo que reajuste salarial é nosso direito.
 
O FONASEFE convoca a todos os servidores e servidoras a somarem-se à Jornada de Lutas em Brasília, de 29.08 a 02.09."
.
.


AFINPI  Rua Miguel Couto, 131, Sala 801 - Centro, Rio de Janeiro – CEP: 20070-030  Tel.: (21) 2253-5129  E-mail: afinpi@afinpi.org.br

Acesse o site da AFINPI: afinpi.org.br
Siga AFINPI no Instagram: instagram.com/afinpi