Representações cobram esclarecimentos sobre ameaçãs de cortes na GDAPI

 

Rio de Janeiro, 9 de setembro de 2022
 C/ANPESPI/SINDISEP/AFINPI Nº 8/22


Ilmo. Sr. Cláudio Vilar Furtado
M.D. Presidente do INPI 
    
    Senhor Presidente,

A edição 198 do DIRPA.com de 05/09/2022 trouxe a informação de que a GDAPI dos servidores da casa está sob risco de corte devido ao provável não atingimento da meta anual de decisões. Essa notícia foi recebida pelos servidores com bastante surpresa, visto que o esforço coletivo do quadro efetivo para o cumprimento de metas é tanto que está levando os servidores à exaustão. Ao que parece, a meta atual foi superdimensionada por parte da gestão.
 

Sendo assim, surgem alguns questionamentos em relação à contratação da atual meta de decisões, sobre os quais gostaríamos de esclarecimentos, tais como:
 

1. Quais foram os parâmetros utilizados para calcular o valor a ser contratado para o ano de 2022;
 

2. Em que fatores e dados a gestão se baseia para justificar o não atingimento dessa meta e
 

3. Quais serão as medidas a serem tomadas pela gestão de modo a não impactar a GDAPI dos servidores, tendo em vista que, conforme apontamos acima, os servidores vêm trabalhando no limite do que é factível.
 

Por fim, é sempre bom lembrar que a GDAPI é uma ferramenta de incentivo à produtividade e não um mecanismo para a exploração dos servidores. As metas contratadas não podem ser inexequíveis. Além disso, vale salientar que uma ferramenta de incentivo não deve jamais ser utilizada como instrumento de pressão sobre os servidores. Portanto, as entidades seguem atentas!
 

Assim, vimos reiterar a solicitação de agendamento de reuniões de negociação da pauta de reivindicações dos servidores, lembrando que os servidores estão em Operação Padrão e o clima de insatisfação da casa vêm se tornando cada vez mais tenso.
    

    Atenciosamente,


Original assinado                    
______________________
Maurício Almeida
Presidente da ANPESPI

Original assinado                                        
______________________
Wellington Cruz
Diretor do SINDISEP-RJ

Original assinado                    
______________________
Laudicea da Silva Andrade
Presidente da AFINPI
      

AFINPI : afinpi@afinpi.org.br www.afinpi.org.br
ANPESPI: Email: contato@anpespi.org
SINDISEP rj: Sindisep.rj@gmail.com

 

AFINPI  Rua Miguel Couto, 131, Sala 801 - Centro, Rio de Janeiro – CEP: 20070-030  Tel.: (21) 2253-5129  E-mail: afin-pi@afinpi.org.br
Acesse o site da AFINPI: afinpi.org.br
Siga AFINPI no Instagram: instagram.com/afinpi