ERRATA Onde se lê PEC 27/2022, leia-se PEC 27/2021 INFORMATIVO DA ASSEMBLEIA UNIFICADA DOS SERVIDORES DO INPI DE 11 DE NOVEMBRO DE 2022

 

ERRATA
 

Onde se lê PEC 27/2022, leia-se PEC 27/2021

INFORMATIVO DA ASSEMBLEIA UNIFICADA DOS SERVIDORES DO INPI DE 11 DE NOVEMBRO DE 2022

Informes:

Foi agendada reunião com o Diretor de DIRMA para o dia 17 de novembro, às 15h00;
A diretora da DIRPA se recusou a tratar de metas com as representações e afirmou que esse assunto teria que ser tratado com o Presidente do INPI; 
Foi cobrada da chefe de gabinete a realização de uma reunião com o presidente do INPI sobre as metas da DIRPA;
O presidente do INPI, em encontro sobre qualidade, declarou que nomeou o Ouvidor do INPI como coordenador do processo de transição, que não inclui a participação dos servidores;                                                                                                                 
Há uma proposta de PEC 27/2021 que altera a natureza do IBGE, IPEA e INEP, que passariam a ser órgãos permanentes de estado. Segundo informações obtidas junto a ASSIBGE-SN, a PEC seria inconstitucional;
Será realizado o 2º Congresso do Sindisep-RJ, na sede do SINAL, nos dias 30/nov e 1/dez;


Avaliação:

O movimento de Operação Padrão se iniciou em abril na DIRPA, se estendendo à DIRMA no mês de maio, consistindo no aumento de qualidade dos exames, acarretando o represamento das decisões nos processos para o final de cada mês.
Posteriormente, se avançou para a redução da produção no percentual de 30% a partir de setembro, com aumento proporcional na qualidade dos exames. Todavia, não obteve o mesmo índice de adesão, especialmente no âmbito dos trabalhadores em trabalho remoto.
Prosseguindo, é claro o sucesso da operação padrão, contrariando expectativas negativas de que não seria possível construir movimentos paredistas, diante da realidade imposta pelo Home Office, tanto que forçou recuos por parte de gestores de matiz autoritário. Foi graças a nossa mobilização que obtivemos recuos pontuais nas metas da DIRMA e da DIRPA.
Precisamos trabalhar pelo INPI que queremos, com vistas à mudança do instituto, para torná-lo mais democrático e participativo, unindo as diversas visões dos trabalhadores da casa, em prol do bem comum.

Deliberações:

1. Manter assembleia permanente; (consenso)
2. Manter "Fora Furtado e seus diretores"; (consenso)
3. Reiterar que não aceitamos nenhuma tutela da atual presidência e direção do INPI no que se refere à representação dos servidores junto a transição de governo; (consenso)
4. Manutenção da OP pelo menos até as RPIs 2709, novembro, e 2712, dezembro, mantendo a decisão da assembleia de 19/10 no que se refere à suspensão da OP mediante redução das metas de forma a não trazer perdas na GDAPI dos servidores; (consenso)
5. Suspender,  a partir da RPI 2712, a operação padrão, mantendo o estado de mobilização e reavaliar, no inicio do ano ainda em janeiro, a retomada do movimento; (aprovada com 20 x 16)
6. Realizar assembleia dia 23 de novembro, para debater o INPI e a transição, podendo criar GT ou Fórum; (aprovada com 12 x 7)
7. Enviar carta sobre a situação do INPI ao MPT, Políticos e Jornalistas. (aprovado com 1 voto contrário)


AFINPI: afinpi@afinpi.org.br www.afinpi.org.br
ANPESPI: Email: contato@anpespi.org
SINDISEP rj: Sindisep.rj@gmail.co

 

 

AFINPI: Rua Miguel Couto, 131, Sala 801 - Centro, Rio de Janeiro – CEP: 20070-030 Tel.: (21) 2253-5129 E-mail: afin-pi@afinpi.org.br
Acesse o site da AFINPI: afinpi.org.br
Siga AFINPI no Instagram: instagram.com/afinpi