Carta as entidades: ANPESPI /SINDISEP- RJ e Servidores do INPI.               


     


Carta AFINPI nº 04 de 15 de fevereiro de 2023


Carta as entidades: ANPESPI /SINDISEP- RJ e Servidores do INPI. 
             
Companheiros (as) do INPI

A Diretoria da AFINPI, vem, por meio desta, comunicar que, em reunião de diretoria, decidimos considerar como extinto, a partir da decisão da Assembleia de suspender a Operação Padrão ocorrido em dezembro de 2022, o compromisso assumido no ano passado de encaminhar esse movimento dos servidores em conjunto com as entidades ANPESPI e SINDISEP/RJ. 
O motivo para unificação do encaminhamento conjunto das três entidades foi o movimento que culminou com a Operação Padrão. Findo esse movimento, entendemos que cada entidade fica liberada para seguir atuando de forma independente na condução das lutas dos servidores, como de fato já vem ocorrendo.
Durante o movimento do ano passado houve algumas divergências entre as entidades quanto à forma com que uma Luta Conjunta deveria ser encaminhada. A diretoria da AFINPI entende que, ao encaminhar um movimento em conjunto com outras entidades, é necessário haver uma harmonia de pensamentos e decisão consensual entre essas entidades, o que, por diversas vezes, não ocorreu. Em várias ocasiões, posicionamentos assumidos em reuniões das entidades na preparação de assembleias, de forma consensual, não foram sustentados pelas entidades ANPESPI e SINDISEP/RJ, o que demonstrou que nunca houve, de fato, uma unidade entre as três representações, que têm visões diferentes da maneira de encaminhar uma luta. 
Não pretendemos ser donos da verdade e achar que a maneira certa de agir é a que a AFINPI vem empregando ao longo dos 38 anos de sua existência. Apenas ficou claro para essa diretoria que não existe um alinhamento na forma de encaminhamento das lutas entre a AFINPI e as entidades ANPESPI e SINDISEP/RJ. 
Entendemos que, da mesma forma que essa diretoria sente não haver uma verdadeira unidade entre a maneira de agir das três entidades, o mesmo deve acontecer com as outras entidades em relação à AFINPI, como ficou evidente em várias ocasiões nas discussões nos grupos de WhatsApp e nas reuniões conjuntas.
Por último queremos enfatizar que continuaremos a atuar dentro das disposições do estatuto dessa Associação e dos princípios cristalizados nas sucessivas participações dos membros dessa diretoria na direção da AFINPI, encaminhando todas decisões de assembleia dos servidores convocadas pela AFINPI ou pelas outras entidades, desde que respeitados os princípios de ampla publicidade da convocatória e de respeito aos assuntos pautados.
    

Atenciosamente
Original assinado
______________________
Laudicea da Silva Andrade
Presidente da AFINPI

    

 Click aqui para visualizar C/AFINPI Nº04 DE 15 Fevereiro de 2023 assinada.
  

 

 

AFINPI: Rua Miguel Couto, 131, Sala 801 - Centro, Rio de Janeiro – CEP: 20070-030 Tel.: (21) 2253-5129 E-mail: afin-pi@afinpi.org.br
Acesse o site da AFINPI: afinpi.org.br
Siga AFINPI no Instagram: instagram.com/afinpi

Anexos: