INFORMATIVO DA ASSEMBLEIA GERAL DOS SERVIDORES DO INPI NAS CARREIRAS DE C&T

 INFORMATIVO AFINPI Nº 09 DE 24/02/2023

INFORMATIVO DA ASSEMBLEIA GERAL DOS SERVIDORES DO INPI NAS CARREIRAS DE C&T
                           

Às 15:30 h do dia 16/02/2023 foi realizada, em segunda chamada, a Assembleia Geral dos Servidores do INPI nas Carreiras de C&T através da Plataforma Zoom Link: https://zoom.us/j/98771048626 para discussões e deliberações sobre a proposta de pauta do Fórum de C&T elaborada no Encontro do Fórum de C&T em Belo Horizonte, realizado nos dias 17 a 19 de janeiro de 2023.

presidente da AFINPILaudicea Andrade, abriu a assembleia, iniciando com os informes sobre a reunião das entidades representativas dos servidores públicos federais, dentre elas o Fórum de C&T, com o secretário de Gestão de Pessoas e Relação de Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Sérgio Mendonça. Segundo o representante pela ASFOC, que esteve presente na reunião, Sérgio Mendonça apresentou algumas simulações tendo como ponto reajuste geral em torno de 9% e benefícios na faixa de R$ 650,00, assumindo compromisso de apresentar a proposta oficial até 17/02/2023.
Em seguida, Laudicea começou a ler a proposta de pauta. Entretanto, nesse momento houve uma falha com a internet e a presidente da AFINPI não conseguiu retornar à Assembleia. Diante disso, a Diretora de Benefícios, Vânia Geraidine, deu continuidade aos trabalhos fazendo a leitura do restante da pauta.
Após a leitura foram feitas perguntas sobre dois pontos, que a representante da AFINPI não pôde esclarecer. Diante disso, os presentes decidiram aprovar a proposta de pauta do Fórum de C&T com  abstenção em relação aos pontos:
- Garantia de que a maioria dos recursos do FNDCT seja destinada a instituições públicas, como Universidades e Unidades de Pesquisa, na contramão da legislação ora vigente, que premia o setor privado, que sabidamente não é ponta de lança no investimento em pesquisa ou desenvolvimento no país – tarefa que cabe centralmente ao setor público;
- Incentivo à descentralização dos recursos financeiros, humanos e de infraestrutura de CT&I para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (exceto DF), com a estruturação de estratégias regionais de CTI.

 

Nada mais havendo a tratar, foram encerrados os trabalhos.

 

Diretoria da AFINPI
 

 

 

 

AFINPI: Rua Miguel Couto, 131, Sala 801 - Centro, Rio de Janeiro – CEP: 20070-030 Tel.: (21) 2253-5129 E-mail: afin-pi@afinpi.org.br
Acesse o site da AFINPI: afinpi.org.br
Siga AFINPI no Instagram: instagram.com/afinpi