RELATÓRIO 05/2023 do FÓRUM de C&T 07-03-2023

       RELATÓRIO 05/2023 do FÓRUM de C&T 07-03-2023

 

FÓRUM DE C&T SE REÚNE COM MINISTRA LUCIANA SANTOS

Entidades presentes:  ASCON-RJ, ASCAPES, ASSEC-RJ, ASSEC MG, ASCT, NC&T-Sindsep AM, NC&T Sindsep MG, ASSIM-Sindsep-PE, AFINPI, AFINCA, SINDCT.

Local: MCTI, Esplanada do Ministérios, Bloco E, 4° andar, Sala de Reunião do Gabinete da Ministra de CT&I, Brasília, DF.   

Interlocutores: Jacqueline Pinto, José Benito Yarritu e Sergio Rosim e moderação de Fernando Moraes.

DESCRITIVO DA REUNIÃO

Reunião foi inicialmente agendada para o dia 08/03/2023, antecipada em virtude das comemorações do Dia Internacional da Mulher no Ministério. A Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, recebeu a representação do Fórum de C&T na tarde do dia 07 de março, das 16h10 às 17h55.

No encontro, que contou ainda com a participação da Assessora de Participação Social e Diversidades, Elisangela Lizardo de Oliveira, e do Secretário de Ciência e Tecnologia em Desenvolvimento Social, Inácio Arruda, foram entregues à Ministra, a pauta de reivindicações dos servidores das carreiras de C&T, formulada pelas entidades do Fórum na reunião de janeiro de 2023, em Belo Horizonte/MG, e aprovada pelas assembleias de base das entidades que compõem o Fórum, e documento deste FÓRUM, denominado "DIAGNÓSTICO DA FORÇA DE TRABALHO DA C&T".

A ministra iniciou desculpando-se pela demora em receber o Fórum de C&T, alegando as enormes dificuldades de agenda e de nomeação de assessores. Apresentou a Assessora Elisangela Lizardo de Oliveira como ponto de comunicação entre o MCTI e o Fórum de C&T, bem como colocou que os Secretários do MCTI estarão à disposição para atender o Fórum C&T em demandas específicas de suas competências.

Após a entrega da pauta, foi apresentado, à Ministra, o que é o Fórum de C&T, seu histórico e sua forma de atuação, bem como o seu papel de articulador das demandas coletivas das trabalhadoras e trabalhadores das 3 (três) carreiras de C&T, a respeitabilidade e representatividade conquistada perante às comunidade legislativa e judiciária de C&T. Foi feita ainda uma apresentação sobre as carreiras de C&T, com foco em sua capilaridade nacional e transversalidade interministerial, o que as transforma em pilares do sistema nacional de C&T, já que estão presentes em 10 (dez) ministérios e 35 órgãos.

Depois da apresentação, passou-se à discussão com a Ministra dos pontos da pauta resumidos abaixo:

QUESTÃO SALARIAL

A ministra manifestou seu apoio às discussões salariais específicas das carreiras de C&T presentes na pauta do Fórum, por entender ser importante valorizar as trabalhadoras e trabalhadores de C&T que, em suas palavras, são a "a alma do sistema de Ciência e Tecnologia".

Luciana Santos comprometeu-se não só com o envio de Aviso Ministerial para abertura de discussões salariais do Fórum junto ao Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, ao Ministério do Planejamento e Orçamento e a Casa Civil, assumindo ainda o compromisso de fazer gestões junto às ministras Esther Dweck e Simone Tebet e à Secretária-Executiva Miriam Belchior em defesa dessa negociação.

CONCURSO PÚBLICO

A ministra concorda com a avaliação do Fórum sobre a urgência de concursos públicos para a sobrevivência das instituições de C&T, concordando com a participação das entidades sindicais das carreiras de C&T nessa discussão. Disse ainda que esse tema é considerado urgente pelo governo, mas que é complexo em virtude da carência de pessoal

ser um drama de todos os setores. Disse, ainda, que está cobrando dos setores envolvidos priorização dessa questão, em virtude da crise na C&T.

O Fórum reafirmou ainda que discorda frontalmente com propostas de contratação temporária, por entender que estas não resolvem o problema de pessoal, criam "GAP" de conhecimento, dificultam e atrasam a abertura de concursos efetivos.

FINANCIAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE C&T

O Fórum reafirmou a necessidade de recomposição orçamentária dos órgãos da ciência e tecnologia, colocando seu entendimento de que o FNDCT poderia ser usado como fonte de financiamento dessas instituições e seus projetos - possibilidade hoje limitada pelo (na opinião do Fórum) excessivo enfoque em financiar a iniciativa privada. Foi dito à Ministra que a maior parte das pesquisas em CT&I têm origem em universidades e institutos públicos.

A ministra concordou com o papel estratégico das universidades e institutos de C&T e defendeu o reforço dessas instituições com recursos não só do FNDCT, como de outras fontes e informou que está trabalhando no envio ao Congresso Nacional de Projeto de Lei de recomposição dos recursos do FNDCT.

Em complemento ao necessário investimento público em pesquisa, Luciana Santos defendeu a necessidade de comprometer a iniciativa privada com os processos de C&T, estratégicos para a necessária reindustrialização do país.

DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO              

Concordando que a democratização, mais que um compromisso político, é instrumento de fortalecimento da gestão pública, Luciana Santos assumiu o compromisso de reestabelecer por meio de normativa ministerial, construída em parceria com o Fórum de C&T, a representação dos servidores nos Comitês de Busca de dirigentes das Unidades de Pesquisa, bem como de discutir ferramentas para a transparência desses Comitês.

Além disso, a ministra se comprometeu com a construção da Conferência Nacional de C&T com a participação das trabalhadoras e trabalhadores das carreiras de C&T, apoiando ainda, entusiasticamente, o processo de construção de uma Conferência Nacional do Serviço Público (em C&TI), mostrando-se aberta à discussão sobre a participação das trabalhadoras e trabalhadores em outras esferas decisórias da área (como outros conselhos).

REUNIÕES PERIÓDICAS COM O FÓRUM

Reafirmando o compromisso com a democracia e entendendo que o Fórum é esfera legitima para tratar das questões GERAIS que envolvam TODAS as carreiras de C&T, a Ministra assumiu o compromisso de estabelecer um calendário de reuniões entre o Fórum e o Ministério, envolvendo diferentes setores do MCTI, calendário esse a ser coordenado pela Assessora Elisangela Lizandro.

O Fórum afirmou que, para além de questões gerais, há questões específicas das Unidades de Pesquisa - UPs, que precisam ser tratadas não pelo Fórum, mas pelas entidades sindicais que representam os servidores de cada UP. Esse é o caso, por exemplo, dos problemas atualmente enfrentados pela CNEN, INPE e INPA e outras instituições. A ministra colocou sua equipe à disposição dessas representações para tratar dessas sensíveis questões específicas.

Assim, foi reafirmado o entendimento, junto à Ministra, de que em questões GERAIS, que envolvam QUAISQUER das carreiras de C&T, a interlocução sindical é do FÓRUM DE C&T, enquanto questões específicas têm como primeiros interlocutores as associações e sindicatos dos órgãos envolvidos.

"DESBOLSONARIZAÇÃO" DAS INSTITUIÇÕES      

A ministra concordou que é preciso cuidar das persistências do "bolsonarismo" e de sua herança negativa. Exemplarmente, Luciana Santos citou a criminosa extinção da CEITEC, que o MCTI pretende reverter.

Alertada pelo Fórum, colocou-se à disposição para ouvir a opinião do movimento sindical sobre o tema.

Dizendo que, após breve análise da pauta, essa era também "pauta da Ciência e Tecnologia", não só do Fórum, a Ministra encerrou a reunião.

NOSSA AVALIAÇÃO

As entidades do Fórum presentes à audiência consideraram a mesma animadora, pela disposição de Luciana Santos em assumir uma série de compromissos, e observam atentas os próximos passos, centralmente, as próximas reuniões entre o Ministério e o Fórum, onde se espera que esse discurso animador seja de fato transformado em ações práticas.

                                              

FÓRUM DE C&T

 

 

 

 

AFINPI: Rua Miguel Couto, 131, Sala 801 - Centro, Rio de Janeiro – CEP: 20070-030 Tel.: (21) 2253-5129 E-mail: afin-pi@afinpi.org.br
Acesse o site da AFINPI: afinpi.org.br
Siga AFINPI no Instagram: instagram.com/afinpi