REUNIÃO COM A ADMINISTRAÇÃO DO INPI SOBRE PLANO DE SAÚDE PARA OS SERVIDORES

 INFORMATIVO AFINPI Nº 08- 24 de 11 de março de 2024

REUNIÃO COM A ADMINISTRAÇÃO DO INPI SOBRE
PLANO DE SAÚDE PARA OS SERVIDORES 

 

AFINPI, contando com Vânia Geraidine, Sandra Duboc, Francisco Rosário, Robésio  Ferreira e Suzana Borba Cruz, e a Administração do INPI, contando com o Diretor de Administração, Alexandre Lopes, Tami Velloso, Chefe da DISAO e Rafael Prendin, Coordenador da COADE, estiveram reunidos virtualmente, através da plataforma: https://uc.inpi.gov.br/portal/?ID=616025***2525 no dia 07/03/2024 entre 10:00 e 10:30 h para tratar do ponto de pauta – Plano de Saúde para os servidores do INPI.
 

A diretoria da AFINPI cobrou o envio à AFINPI do número de servidores ativos e aposentados e seus dependentes, solicitado desde o ano passado, e que poderiam constituir provável universo de clientes de um eventual Plano de Saúde contratado diretamente pelo INPI.
 

A Administração acredita que, com base no atual universo de clientes que compõem a carteira do INPI, provavelmente seriam obtidos valores mais elevados numa cotação junto à Unimed. Além de ressaltar o fato de que a Unimed geralmente realiza contratos de adesão, através de intermediários como a IBBCA. 
 

A diretoria da AFINPI argumentou que a proposta seria exatamente excluir os intermediários nesse processo, a exemplo da Universidade Federal de Juiz de Fora, e assim possibilitar a redução dos custos do plano de saúde. A AFINPI então apontou a possibilidade de contatar outras instituições, como, por exemplo, a CVM, o IBGE, a UFRJ, etc., com o propósito de ampliação de uma Carteira com servidores de outros órgãos.
 

O Diretor de Administração do INPI ressaltou pontos favoráveis da ASSEFAZ, tais como, a aceitação de agregados e a flexibilidade quanto à escolha de planos alternativos para um mesmo grupo familiar. Ao que a AFINPI ponderou que a Assefaz se torna mais cara do que o IBBCA/Unimed para quem ganha acima de R$ 7.000,00. Além disso, nem todas as localidades, hoje atendidas pela Unimed, contam com a Assefaz.
 

A Administração informou ter encaminhado, atendendo a solicitação da AFINPI,  o levantamento de servidores do INPI e seus dependentes que têm plano de saúde. A AFINPI solicitou à Administração a realização de levantamento do número de todos os servidores do INPI, ativos e aposentados, e respectivos dependentes, a fim de identificar o universo de clientes potenciais para contratação de plano de saúde próprio.
 

AFINPI questionou o fato do INPI não estar participando das negociações sobre os planos de saúde gerenciados pela ASMETRO, considerando que o INPI é parte desse processo, fazendo parte do grupo gestor do atual contrato de saúde suplementar administrado pela ASMETRO e do qual também faz parte a CVM. Em épocas passadas era praxe a discussão dos índices de reajusta dos Planos com a participação do grupo gestor.
 

AFINPI entende que a participação do INPI é fundamental a fim de acompanhar esse processo na defesa dos interesses dos servidores do Órgão. O Diretor de Administração irá propor ao Presidente do INPI o encaminhamento de Ofício à ASMETRO a esse respeito.
 

O Diretor de Administração informou já ter contatado a IBBCA quanto às questões relacionadas ao recente repasse dos clientes da Unimed Rio para Unimed Ferj. 
 

Ainda, o Diretor de Administração se propôs, a partir de uma Carteira de prováveis vidas, pedir cotação à Unimed para a contratação direta, sem intermediários. Isso será feito após contatar a Associação dos servidores do IBGE, que segundo ele, responde pela gestão do plano de saúde do IBGE. 
 

AFINPI foi convidada a participar de eventuais tratativas com a ASSIBGE e outros órgãos que possam ter interesse em plano de saúde conjunto.
 

A Diretoria da AFINPI

 

 

 

AFINPI – Rua Uruguaiana 39, Salas 809/810 - Centro, Rio de Janeiro – CEP: 20050-093 - Tel.: (21) 2253-5129 E-mail: afinpi@AFINPI.org.br