AFINPI cobra da ASMETRO esclarecimentos sobre Planos de Saúde

Carta AFINPI nº 35/2025
Rio de Janeiro, 8 de julho de 2025


 Sr Sérgio Ballerine – Secretário Geral da ASMETRO
C/c Sr. Júlio César Moreira – Presidente do INPI

 
Prezado Senhor,    

Diante do reajuste de 17,98% a partir de julho no plano de saúde UNIMED FERJ/IBBCA e de informações de que a ASMETRO estaria disponibilizando planos alternativos de saúde (Med Sênior, Amil, Sul América e Unimed Ferj), conforme o site dessa associação, vimos através desta, relatar e solicitar os seguintes esclarecimentos, a seguir discriminados. 
 

Inicialmente, relatamos que este ano enviamos correspondências (Cartas AFINPI Nº 4/2025 e N° 25/2025) à Presidência do INPI, com cópia à ASMETRO, solicitando empenho pela realização de reunião do Grupo Gestor (Unimed Ferj, Ibbca, Inpi e Asmetro). Enviamos outra correspondência ao INPI (N° 34/2025), com cópia à ASMETRO, contendo críticas pela omissão diante do reajuste de 17,98% do plano de saúde e pela não realização de reunião do Grupo Gestor. 
 

Assim sendo, solicitam-se os seguintes esclarecimentos: 
 

- Houve reunião da ASMETRO com a UNIMED FERJ e a IBBCA, para tratar do reajuste (17,98%)     deste ano?
 

- Por que não tem havido reuniões do Grupo Gestor para discussão do reajuste anual e dos problemas nos serviços prestados pela UNIMED FERJ? 
 

- Quais teriam sido os argumentos (sinistralidade, memória de cálculo) da UNIMED FERJ para decidir pelo absurdo índice de 17,98%?
 

- A UNIMED FERJ teria respondido e esclarecido sobre as diversas reclamações de usuários do plano, quanto aos constantes descredenciamentos de hospitais, clínicas, laboratórios e médicos? E quanto à falta de reembolso?
 

- Os planos alternativos citados no site da ASMETRO serão oferecidos à servidores federais não associados, e aos servidores do INPI? Em que condições? A ASMETRO irá apresentar maiores esclarecimentos sobre os planos alternativos? Como serão os reajustes, as negociações e os acompanhamentos dos novos planos oferecidos pela ASMETRO? 
 

- Solicitamos, outrossim, informações sobre quais destes planos são coletivos e quais são particulares, quais as faixas etárias aceitas por cada um desses planos e quais desses planos aceitam a migração sem carência. 


Atenciosamente, 
Original assinado
_____________________
Vânia Gouvêa Geraidine
Presidente da AFINPI

 

Em anexo: Protocolo carta AFINPI nº 35/25
 

 

AFINPI – Rua Uruguaiana 39, Salas 809/810 – Centro, Rio de Janeiro – CEP: 20050-093 Tel.: (21) 2253-5129  E-mail: afinpi@afinpi.org.br

Anexos: